Creative Commons License
 

Projetos

17/08/2014

O QUE É DESIGN THINKING (DT)?

Você sabe o que significa Design Thinking (DT)?

Separadamente, em Inglês, cada  palavra significa uma coisa:

Design = projetar, desenhar, esboçar, delinear... Ou desenho, projeto, plano, esboço...

Thinking = Ato de pensar, pensando, pensamento... Ou reflexão, modo de ver as coisas...

Não dar para explicar ao pé da letra, mas entende-se que Design Thinking (DT) é um processo que começa com um desafio a fim de compreender as necessidades essenciais antes de começar a pensar em um projeto. Ou seja, é um novo jeito de pensar e abordar problemas.

Conforme o site Design Thinking para Educadores, Desingn Thinking significa acreditar que podemos fazer a diferença desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo e e assim criar impacto positivo.

O site Design Thinking para Educadores traz a versão em Português do Kit Design Thinking para Educadores que foi desenvolvida pelo Instituto Educadigital e está licenciada em Creative Commons Attribution – Non Commercial, o que significa que podemos baixar, ler, compreender e desafiar nossas capacidades para um trabalho diferenciado na escola.

 


Escrito por Josete às 20h55
[] [envie esta mensagem] []


22/06/2014

 
 

IDEIA PARA JORNAL ESCOLAR

No link para o SlideShare está uma ideia de como produzir um jornal na escola.

Claro que se não for professor (a) responsável pelo grupo, vai precisar fazer parcerias com professores que ministram aulas.

Sozinho (a) o trabalho pode não fluir como esperado. É preciso envolvimento de todos: alunos, professores, gestores e comunidade...


Escrito por Josete às 11h29
[] [envie esta mensagem] []


24/01/2014

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

 

Em meados de 2013 iniciamos na Escola Estadual Fernando Nobre mais um projeto para atender um dos objetivos do Programa Mais Educação no âmbito da fotografia.

Este projeto foi organizado em parceria com a Universidade Estácio de Sá que nos enviou dois ótimos estágiários da Faculdade de Publicidade e Propaganda.

Os estagiários Raphaela e Lucas monitoraram todo o trabalho dos alunos ministrando oficinas de fotografias. O projeto foi tão bem aceito pelos alunos e escola, que os monitores foram convidados a dar continuidade em 2014 incluindo a mídia impressa, no caso um jornal.

Todos os alunos serão convidados a participar do projeto.

O planejamento será com todos os professores, a fim de que as mídias utilizadas sejam integradas à sala de cada um, pela via da interdisciplinaridade.

O projeto Fotografia em PDF pode ser vizualizado AQUI.


 


Escrito por Josete às 23h48
[] [envie esta mensagem] []


30/09/2013

ARTIGOS APROVADOS PARA APRESENTAR

Os artigos aprovados são:

1. O uso do blog como recurso de apoio ao processo pedagógico

Por Josete Maria Zimmer

Evento: V Simpósio de Hipertexto - de 13 a 15 de novembro de 2013 no Centro de convenções da UFPE em Recife.

2. Orientação de Monografias à distância no Programa Mídias na Educação: um processo de parceria e diálogo

Por Kassandra Brito de Carvalho e Josete Maria Zimmer

Evento: Congresso Brasileiro de Informática na Educação na UNICAMP - SP - Será de 25 a 29 de novembro de 2013, em Campinas - São Paulo - Brasil

 3.  O uso do blog para formação de professores em escolas públicas de São Paulo - Brasil

Por Josete Maria Zimmer

Evento:   III Colóquio Luso Brasileiro de Educação a Distância e Elearning de 06 a 07 de Dezembro de 2013 no Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações em Lisboa – PT


Escrito por Josete às 22h25
[] [envie esta mensagem] []


04/01/2013

PLANEJAMENTO e Projeto Político Pedagógico (PPP)

A Revista Gestão Escolar (Editora Abril) de janeiro 2013 trouxe uma matéria sobre o Projeto Político Pedagógico, o PPP da escola.

Esclarece e eu concordo, que PPP é um Projeto, porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

É Político, por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

E é Pedagógico, porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino- aprendizagem.

O PPP de uma instituição reúne uma série de informações relevantes que se configuram como importantes ferramentas para planejamento, estudo e avaliação, a fim de indicar caminhos para mudanças importantes no processo de ensino-aprendizagem.

Nos links que seguem você poderá encontrar mais artigos sobre como elaborar um PPP, como também, como elabrorar um projeto de Informática Educativa.

Matéria completa da revista Gestão Escolar

Como se faz o PPP? (Portal da Secretaria do Estado de Santa Catarina) Artigo: Ilma Passos Alencastro Veiga - sobre PPP uma construção coletiva

Elaborando projetos pedagógicos (por Josete Zimmer)

Artigo do MEC: Tecnologias Curriculo e Projetos 



Escrito por Josete às 14h49
[] [envie esta mensagem] []


31/12/2012

VOTOS PARA 2013

Emprestei esse vídeo da Família Huf (Fernando Huf, Magda Zimmer Huf, Tábata e Muriel Huf).

Além de muito familiar e representativo, o vídeo traz uma linda mensagem de Natal e Ano Novo!

Que o ano de 2013 que está chegando, seja muito abençoado para todos nós. Feliz 2013!


Escrito por Josete às 00h42
[] [envie esta mensagem] []


04/04/2011

 
 

PESQUISA PARA MESTRADO

Se você é um professor (a) que utiliza as tecnologias de informação e comunicação na sala de aula, e também tem um blog, por favor, responda este questionário.

http://migre.me/4b3VD

 


Escrito por Josete às 22h17
[] [envie esta mensagem] []


19/02/2011

VANTAGENS EM TER E MANTER UM BLOG            

Texto adaptado da “Cartilha Tecnologias na Escola” publicada pelo Instituto Claro.

 

As  vantagens são:

Expressar suas opiniões a respeito de assuntos em foco na mídia, como em noticiários dos jornais ou sobre assuntos de interesse pessoal;

  • Seguir e noticiar um grupo musical, seu time de futebol ou qualquer interesse ou hobby específico;
  • Discutir as atividades realizadas em sala de aula, complementado e interagindo com os outros, inclusive como forma de “lição de casa” (considerando que cada vez mais alunos têm acesso à internet, e os que ainda não têm em breve terão).
  • Disponibilizar textos e outros materiais de apoio (apresentações em slides, mapas e outras imagens, links na web) para sua disciplina ou para projetos específicos.
  • Incentivar o exercício da produção escrita, o diálogo intertextual e a colaboração mútua entre os alunos.
  • Divulgar os trabalhos e projetos dos alunos, tanto para outros professores quanto para pais e mães.
  • Criar um portfólio com sua produção escrita (aqueles poemas ou contos que você nunca teve coragem de mostrar a ninguém).
  • Informar as pessoas sobre ações que poderiam melhorar sua comunidade ou outras formas de ativismo e militância política, social ou cultural.
  • Ter um diário pessoal sobre os acontecimentos cotidianos de sua vida, ou manter um perfil profissional com seu currículo atualizado. 


Escrito por Josete às 21h48
[] [envie esta mensagem] []


22/11/2010

METODOLOGIA DE TRABALHO ONLINE         

Reconheço que há muito tempo deveria ter me debruçado na minha pesquisa de o uso do blog...

Enfim, de agora em diante, pode ser que demore ainda mais para trazer uma nova postagem para esse blog, por razões que ora justifico.

Além disso, tenho mais pelo menos, uns nove outros blogs para administrá-los... Dentre esses nove blogs, a partir de hoje estarei mais atenta ao blog Metodologia de Trabalho Online, pois nele encontra-se meu formulário de pesquisa.

Minha dissertação de Mestrado, em Comunicação Educacional e Multimedia, dependerá muitíssimo da análise e conclusão do conteúdo desse formulário!

Assim que possível disponibilizarei o formulário para que meus colegas professores possam respondê-lo.


Escrito por Josete às 09h24
[] [envie esta mensagem] []


09/11/2010

 
 

BLOG TEOFILO EDUC@ NA MATA ESTÁ ENTRE OS "TOP 30"

 

Olá visitantes! Mais uma vez estamos entre os finalistas ao prêmio “Top Blog” com o Blog Teófilo Educ@ na Mata. Ou seja, entre os trinta blogs mais votados na categoria “Sustentabilidade”

Imaginem que ficar entre os 100 já foi uma grande alegria, entre os trinta, estamos radiantes! E por isso, mais uma vez agradecemos pela visita e voto, e solicitamos que se não votou nesta etapa, ainda há tempo até dia 10/11.

A partir 10/11/10, sairá à indicação dos blogs que continuarão no prêmio...

Por favor, nos ajude a continuar...

Vote mais uma vez! Se tiver mais de um e-mail, vote com todos eles!

A equipe do Blog Teofilo Educa na Mata agradece imensamente!

 


Escrito por Josete às 12h13
[] [envie esta mensagem] []


18/10/2010

                 O INSTITUTO PARAMITAS OFERECE CURSO E PRÊMIO

Caros leitores;

Essa informação interessante recebi da colega Mary Grace, responsável pelo Blog Vivência Pedagógica:

Trata-se de uma oportunidade para os professores participarem de um curso “Aprendizagem baseada em projetos”. É uma promoção da INTEL.(Grátis)

No curso, os professores além de aprimorar conhecimentos relacionados à pedagogia de projetos, também vão concorrer a prêmios com o melhor projeto elaborado utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O projeto elaborado não precisa ter sido aplicado com os alunos ainda. Vamos participar?

Veja mais informações no Link do Instituto Paramitas.

Para fazer a inscrição no curso clique AQUI.


Escrito por Josete às 19h59
[] [envie esta mensagem] []


30/05/2010

O USO DO BLOG PARA PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA SERÁ APRESENTADO NO II WEBCURRICULO- PUC/SP

Pela primeira vez participaremos do Seminário WebCurrículo na PUC de São Paulo. Além da disponibilidade para inscrição no seminário, apresentaremos uma experiência prática de sala de aula com o uso do blog.

A expectativa é demonstrar como temos trabalhado e motivado os adolescentes voltarem suas atenções, para uso responsável das tecnologias da informação e comunicação. Ou seja, utilizar as TIC como apoio a aprendizagem de conteúdos transversais (Meio Ambiente). Apresentaremos um relato de prática sobre o uso do blog numa perspectiva interdisciplinar...

Seria ótimo se encontrasse alguns dos meus leitores e colegas! Como isso seria impossível, estou disponibilizando o trabalho para se houver interesse em dá uma espiada.

Relato para II Seminário WebCurriculo PUC/SP


Escrito por Josete às 19h18
[] [envie esta mensagem] []


10/03/2010

AUDIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DO "PARQUE TIZO"

Amigos (as),  

                

         Plantio de mudas em 2003

Como já mencionei várias vezes, os alunos da EMEF Teófilo Benedito Ottoni e Comunidade de amigos do Bairro do Parque Ipê, lutam pela preservação de um remanescente de Mata Atlântica, existente no bairro da escola. Este projeto está em andamento desde 2003...

 O blog Informática Educativa apoiando projetos pedagógicos, e outros, que foram criados especificamente, para defender a causa da Mata Atlântica, agora convidam a todos (as) para uma audiência pública na Assembléia Legislativa de São Paulo, a fim de lembrar às autoridades, que em 2006, o governador decretou que no local da Mata fosse criado um parque ecológico.

Os alunos da escola, que participaram desse movimento desde seu início, aguardam empenho para que os planos de construção e intenções do "Parque Tizo" sejam de fato executados.

A audiência será no dia 11 de março de 2010 às 14 horas, conforme convite ao lado.

Aceitamos apoio para mais esta causa...

Certamente, a construção do parque trará benefícios não só para a população da Região Oeste de São Paulo, mas, para todos (as)!

Mais informações sobre o Parque Tizo, você encontrá no Site da Sabipe e no Blog do Parque Tizo.


Escrito por Josete às 08h40
[] [envie esta mensagem] []


03/03/2010

 
 

DICA PARA ELABORAR UM PLANO PEDAGÓGICO PARA USO DA TECNOLOGIA

"Elaborando projetos pedagógicos"

Muitas vezes sentimos dificuldade no momento de colocar no papel nossas idéias e elaborar um projeto consistente que atenda as necessidades dos alunos, da escola e da comunidade. Dessas dificuldades e práticas, surgiu a idéia de criar um roteiro para elaboração de projetos de Informática Educativa. Segundo a professora doutora Maria Elizabeth B. de Almeida, a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma ação inovadora, que se efetiva na ação do educador, mas que se apresenta como um desafio para professores, coordenadores e administradores educacionais. Um projeto surge de uma questão que se deseja investigar, uma situação problema ou um desafio. Qualquer projeto é constituí­do pelas fases de elaboração, execução e avaliação que compreende a reflexão e a depuração.

A descrição do projeto pode ser revista e reelaborada e em todas as fases é imprescindí­vel registrar o processo, para que se tenha elementos para subsidiar a avaliação.

Etapas de um projeto de informática educativa

  • No início do ano letivo é interessante fazer uma pesquisa diagnóstica com todos os segmentos da escola para saber por onde começar.
  • Uma boa dica é conversar com os professores para saber quem gosta de trabalhar com tecnologias e se há interesse em desenvolver algum projeto ou atividade.
  • Paralelamente, é bom fazer com os alunos algumas questões nas quais possam demonstrar os sonhos deles com relação a escola e ao trabalho com Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Esta pesquisa pode ser feita utilizando um editor de texto no próprio laboratório de Informática.
  • Feita a pesquisa com alunos e professores, é possí­vel saber o interesse de cada um. É hora de disponibilizar alguns softwares, sites de pesquisa e algumas ferramentas da Internet que possam ser utilizadas na elaboração do projeto.
  • Para o desenvolvimento do projeto é preciso definir horários e grupos de estudo. Neste momento é importante trabalhar em conjunto com os professores e coordenação pedagógica.

Com os horários e os grupos de trabalho definidos, é o momento de recebê-los no Laboratório de Informática. O professor passa a ser o orientador do projeto, o mediador e facilitador do processo de aprendizagem. Junto com os alunos, o professor também pode aprender e construir conhecimento por meio das ferramentas tecnológicas utilizadas.

O produto final que será elaborado em grupo será avaliado pelos professores das áreas envolvidas. Pode ser um jornal, uma apresentação multimí­dia, um ví­deo, um programa de rádio, um blog etc.

A avaliação do processo será feita por meio dos registros das atividades realizadas, da participação e envolvimento de cada pessoa.

Como elaborar o projeto inscrito

  • Identificação de sua escola (caracterização da Instituição)
  • Tema da proposta (nome do projeto, temática)
  • Objetivos (o que espera alcançar)
  • Problema/questão a ser resolvido/investigada (justificativa para o projeto – todo projeto surge de uma situação-problema ou algo que precisa ser investigado, melhorado.)
  • Público a ser envolvido (quem são as pessoas? quais alunos? que séries?)
  • Abordagem pedagógica (embasamento teórico, fundamentado em qual teoria? quais teóricos falam deste problema? Paulo Freire, Piaget, Vygotsky?)

Mí­dias e tecnologias a serem utilizadas (internet, rádio, tv, ví­deo, revista/jornal?)Atores e papéis que deverão desempenhar (qual o papel de cada pessoa envolvida no projeto? diretores, coordenadores, professores, alunos monitores, comunidade etc.). Desenvolvimento da atividade (definir atividades e como será o desenvolvimento delas) Etapas/ações a serem realizadas (definir as etapas, sequência de passos necessários para a execução do projeto – começar por onde? como?)

  • Perí­odo de realização (cronograma – quanto tempo? anual, bimestral?)
  • Avaliação (que tipo de avaliação? quais instrumentos serão utilizados? de que forma?)
  • Referências bibliográficas (autores, citações, internet)

Para Saiba mais clique aqui

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, J. F. e JÚNIOR, F. M. F. (2000) PROINFO: Projetos e ambientes inovadores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília. Ministério da Educação. 96 pp. (Série de Estudos Educação à Distância, ISSN 1516-2079; v.14).

Por Josete Maria Zimmer, professora e Especialista em Informática Aplicada à Educação, profissional vinculada à Escola Estadual Fernando Nobre de Cotia-SP


Escrito por Josete às 23h52
[] [envie esta mensagem] []


01/02/2010

DESAFIOS PARA CAMPUS PARTY 2011

Na Arena campus Party notei que tudo que há e se faz, tem ligação com o uso das tecnologias na Educação.

No entanto, poucos da área de Educação estiveram ou acompanharam o evento, infelizmente.

Pensando nisso, lancei um desafio para os colegas blogueiros da lista “Blogs Educativos”:

Este desafio consiste no próximo Campus Party, fazermos presença massiva, com mais palestrantes, oficineiros, participantes, ouvintes e até “campuseiros” dormindo na barraca.

Este ano tivemos o pessoal do EducaRede, da Imprensa Jovem e de outros setores que defenderam o uso das Novas Tecnologias na Educação. No entanto, faltaram professores! Principalmente nossos professores “blogueiros” de todas as Áreas!

Conforme a colega Cybele Mayer,

“este evento contribuiu em muito para a caminhada durante o ano. Os bate-papos sobre educação foram muitos, proveitosos e intensos. Se pudermos nos mobilizar e fazer presença na Cparty 2011, debatendo e partilhando as experiências obtidas com as trocas que acontecem durante o ano, certamente teremos grandes contribuições para a Educação e para o evento”.

Portanto, vamos pensando...

Este post é para deixar o desafio lançado e registrado

Deixe sua colaboração, idéias e sugestões. Obrigada,

Josete Zimmer


Escrito por Josete às 19h29
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
 
   

Categorias
mac2  Todas as mensagens
mac1   Link
mac1   Evento
mac1   Citação
mac1   Avaliação
mac1   Web 2.0
mac1   Projetos
mac1   Educação a Distância
mac1   Educomunicação e Multimídia
mac1   Meu Espaço

Mestre em Comunicação Educacional e Multimédia, Especialista em Informática Aplicada à Educação, e Designer Instrucional para Educação On-line. Meus dois grandes desafios na Educação: Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação de forma crítica e construtiva; Pesquisar Educação à Distância e suas possibilidades para a formação de professores.

Acesso à minha Dissertação de Mestrado

Acesso ao meu Currículo Lattes

MEUS DEMAIS BLOGS

Blog Teofilo Educa na Mata

Blog Metodologia de Trabalho Online

Blog da E. E. Fernando Nobre

Blog Mídias Digitais e Socialização

Análise de Recursos Educativos

Simpósio de Educomunicação

Blog do Parque Tizo

Blig da EMEF Teófilo B. Ottoni

MEUS ÁLBUNS NA WEB

Defesa de Mestrado em Portugal

Em Família

UBS - Korea do Sul

Califórnia

LISBOA e BRAGA


Histórico




logo educarede


Logo JM Virtual




VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

QUEM ESTÁ LINKADO COMIGO
    Blog Teófilo Educ@ na Mata
  Cidade do Conhecimento
  Blog do Parque Tizo
  Escola do Futuro
  Educarede
  Educação da USP
  GRUPO ALPHA - FE/USP
  NCE/USP - Mídias na Educação
  Plataforma E-PROINFO
  Portais Educar e EAD
  Site Educacional (V. Kenski)
  Textos do Professor Moran
  Vivencia Pedagógica (Mary Grace)
  Blog da Clausia
  Sociedade Biblica do Brasil
  Blog da Suzana Gutierrez
  Palavra Aberta - Gladis
  Espaço da Eliane Pereira
  Ciberespaçonaescola - Vanessa
  Leonor Cordeiro - Cecília Meireles
  Recursos Educacionais Abertos (Josete)
  Discurso Citado - Lilian
  Blogs Educativos-Fátima Franco
  Tec Educacional-Miriam Salles
  Texto-Comunicação-Educação
  Web para educadores-José Eri
  Casa do Rubem Alves
  Patrícia Mendonça
  Bloguinfo- Blog da Sintian
  Tec da Inteligência-Daniela Melaré
  Blogando n@as Ondas do Rádio
  Educação e Internet-Jaciara
  EducomVerde - Débora Menezes
  Webeduca-oficina Campus Party
  Rastro de Carbono - Paula
  Blog sobre Ed a Distância
  Blog do Franz
  Blog do Leandro Thesin
  Blog da Escola Genésio
  Inf Educativa Sapucaia do Sul
  Blog da Professora Jenny Horta
  TV CULTURA - Almanaque Educação
  VIVER E APRENDER - TV CULTURA
  Blog da Escola Estadual Fernando Nobre
  Blog do Prof. Dr. Simão Pedro Marinho
  MULHERES LUTERANAS
  Blog Informática na Prática Pedagógica - Profª Niuza Eugênia


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog




XML/RSS Feed

Assista o programa da SBB "Luz na Amazônia"

O que é isto?

Site para crianças se divertirem aprendendo!

CRIANÇAS UOL

REDES SOCIAIS QUE PARTICIPO


contadores

Projeto 4 Cantos

Sobre EaD

Interessantes

O Mundo da Informática e os Caipiras

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Autorizo a reprodução do conteúdo desse blog, desde que cite fonte e autora.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

http://cinema.uol.com.br