Creative Commons License
 

Citação

09/09/2014

"AULA DE INFORMÁTICA com Prof. Dr. Ivan Luiz Marques Ricarte"

Para quem está desenvolvendo trabalho acadêmico eis um modo de editar e referenciar sem dor de cabeça.

A aula é do professor doutor Ivan da FEEC - UNICAMP para a UNIVESP-TV (Universidade Virtual do Estado de São Paulo São Paulo).


Escrito por Josete às 12h07
[] [envie esta mensagem] []


31/07/2014

Apresentação de Militão Ricardo, sobre o que é a sala de aula invertida, a partir dos esquemas da Professora norte americana Jackie Gerstein.

Vale a pena conferir e compreender o vídeo explicativo sobre o que é a Sala de Aula Invertida ou "Flipped Classroom", em Inglês. 

 

Mais sobre a sala de aula invertida conferir aqui


Escrito por Josete às 22h47
[] [envie esta mensagem] []


13/07/2014

 
 

"GLOSSÁRIO PEDAGÓGICO"

O site Educacional traz alguns teóricos da Educação e suas ideias mais utilizadas por pesquisadores. Particularmente achei muito interessante.

Portanto, aqui publico essas ideias por entender que podem ajudar aos meus colegas professores e a estudantes de pedagogia.


Escrito por Josete às 21h47
[] [envie esta mensagem] []


15/09/2013

"RAZÃO E EMOÇÃO: COMPONENTES FUNDAMENTAIS DO CONHECIMENTO"

Esse foi o tema da entrevista concedida pelo professor José Manuel Moran ao  5º SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E 1º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS.  

 

Um pequeno trecho da entrevista de Moran ressalta que:

“A educação só faz sentido se se preocupa com as pessoas como um todo, com a sua inteligência, sensibilidade, emoção, atitudes e valores. A educação faz sentido se for integral, integrada, abrangente. A educação humanista é o processo de ajudar as pessoas a que aprendam a evoluir em todas as dimensões, e para que consigam fazer melhores escolhas em todos os campos”.

Moran também explica sobre como as tecnologias na educação lidam com a difícil escolha entre educação formal/técnica/rígida e educação libertadora/criativa/flexível:

"Há avanços nas ciências cognitivas: aprendemos de formas diferentes e em ritmos diferentes. Não precisamos dar o mesmo conteúdo e atividades para todos, no mesmo ritmo. Temos soluções tecnológicas que orientam os professores sobre como cada aluno aprende, em que estágio se encontra, o que o motiva mais e monitorar esses avanços."

Para ler todo conteúdo da entrevista acesse Aqui.

Autor da entrevista: Cláudio Eufrausino

Fonte: Karla Vidal

(Responsável pelos sistemas de comunicação e informação do Simpósio Hipertexto e Tecnologia da Educação).


Escrito por Josete às 17h32
[] [envie esta mensagem] []


08/09/2013

"USO DO BLOG: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESCOLAR"

   

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilho com alegria artigo publicado no E-book lançado no 6º Congresso Nacional de Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA), de 4 a 6 de setembro de 2012, disponível na página 295. Confira...

 


Escrito por Josete às 21h19
[] [envie esta mensagem] []


15/10/2012

"EDUCAR É CONSTRUIR PONTES E TRANSFORMAR"

Emprestei o vídeo abaixo disponível no Youtube, e também, as palavras do educador Paulo Freire, para deixar uma singela homenagem aos meus queridos colegas professores:

Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e muitas vezes responsabilizados pelo fracasso da educação, "grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho".

Segundo Paulo Freire, a data de hoje é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.

Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”.

[...] Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda [...]

 


Escrito por Josete às 12h14
[] [envie esta mensagem] []


05/06/2012

"DOWNLOAD DE LIVROS GRATUITAMENTE"


  Compartilho essa dica que veio da colega Cybele Mayer do Blog Educa Já!


  A relação de livros encontra-se no Portal Universia confira.

 

 


Escrito por Josete às 10h58
[] [envie esta mensagem] []


16/05/2012

"O ABISMO" QUE NOS SEPARA DAS CRIANÇAS DA ATUALIDADE

Muito interessante o texto publicado no blog do Professor Moran.

Ele fala do "'abismo que nos separa das crianças e como diminuí-lo".

É interessante porque quase  tudo se confirma com nossos pequenos em casa ou na escola.

Lendo o que ele diz me vejo perto das criancinhas de dois anos que já manuseiam os i-phones com toda desenvoltura do mundo!

E mais, o professor traz outros textos sobre educação humanista e inovadora que podem ser lidos no link abaixo:

Link para Prof José Manuel Moran

 


Escrito por Josete às 17h23
[] [envie esta mensagem] []


21/10/2010

 
 

"BLOG TEOFILO EDUCA NA MATA"

Buscar na Web "Josete Maria Zimmer"

TEOFILO EDUC@ NA MATA é “Top 100”, ou seja, um dos 100 finalistas ao Prêmio "Top Blog/2010" na categoria “Sustentabilidade”.

Para votar é só acessar o Blog Teofilo Educa na Mata e clicar no selo ao lado direito da página.

Após digitar seu nome e e-mail, confirme o voto no e-mail que chegará à sua caixa postal.

Também poderá votar no Blog do Teófilo clicando Aqui

Veja sobre Sustentabilidade

E sobre o prêmio veja aqui


Escrito por Josete às 18h16
[] [envie esta mensagem] []


05/05/2006

"O QUE É DESIGN INSTRUCIONAL?"

Buscar na Web "http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=4350"

Quando: 05/05/06   

No l ivro "Design Instrucional Contextualizado", da Andrea Filatro, Doutoranda da Faculdade de Educação (USP), define Design Instrucional como "a ação institucional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos".

A Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com Site Educacional têm um curso de Pós Graduação em Disign Instrucional. Eu sou uma das alunas.


Escrito por Josete às 21h55
[] [envie esta mensagem] []


10/04/2006

"PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM GREVE"

Autor: Antônio Carlos

http://proftoni.zip.net

Buscar na Web "Antônio Carlos"

Quando: 10/04/06

Por Fabiana Dias (professora da rede municipal de ensino - SP)

Que ninguém se iluda, o programa "São Paulo é uma Escola" na verdade deveria se chamar "São Paulo é uma Farsa"! Este projeto, que foi implantado na base do CUMPRA-SE, sem nenhuma discussão com os profissionais do ensino municipal, até o momento só trouxe transtornos, considerando que a prefeitura ampliou o horário dos alunos nas escolas, sem enviar pessoal suficiente para atendê-los. Na verdade, cada escola teve que sair correndo para encontrar oficineiros para trabalhar nas escolas, ganhando uma miséria, com contratos apenas até abril... A partir daí, em tese, assumem as ONGs, que ficarão com os alunos nesse período expandido. Acontece que, na verdade, ninguém tem garantia nenhuma de que essas ONGs serão mesmo contratadas em número suficiente para atender toda a Rede. Mais ainda, a prefeitura decretou que as Salas de Leitura e Salas de Informática deverão atender aos alunos no pré e pós aula, ou seja, tirou essas aulas da grade regular, o que significa que os professores das turmas não acompanham mais as crianças nessas atividades, quer dizer, quem desenvolvia projetos nessas áreas, contando com os espaços existentes... dançou... e não eram poucos os projetos! Sem contar que, dessa forma, os professores responsáveis por essas atividades trabalhariam na minha escola, por exemplo, das onze a uma, e depois das cinco as sete. Qual é o professor que pode se dar ao luxo de viver de quatro horas de aula por dia, e ainda por cima espalhadas dessa forma???? Resultado: muitas escolas perderam seus professores de Sala de Leitura e Informática. E o programa "Ler e Escrever"?? Cadê os professores auxiliares das primeiras séries?? Portanto, sinto muito, mas usando as palavras da Rede Globo... os professores vão continuar atrapalhando o trânsito da cidade....

 


Escrito por Josete às 22h17
[] [envie esta mensagem] []


01/04/2006

"WEBFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM"

Autor: Mary Greece Martins

Buscar na Web "Mary Greece Martins e Marcio Senker"

Quando: 01/04/2006

O artigo acima sobre blogs educacionais, foi escrito por Mary Greece Martins e Marcio Senker, publicado também na revista Direcional Escolas em Fevereiro de 2006.Trás além de uma reflexão pedagógica sobre utilização de webfólios em forma de blogs, maneiras de utilização de blogs na sala de aula, endereços de blogs educacionais, sites e uma rica bibliografia.

Vale a pena conferir no Site Vivência Pedagógica


Escrito por Josete às 19h31
[] [envie esta mensagem] []


10/02/2006

"NÃO DESANIMES..."

Autor: Charles Rojtenberg

Buscar na Web "Charles Rojtenberg"

Quando: 10/02/2006

Recebi a mensagem citada no Orkut. Achei tão apropriada que estou publicando para vocês:

"Nunca desanime diante das dificuldades da vida. Existem pessoas invejosas que sempre querem sugar suas energias, que querem sempre aproveitar do seu trabalho, que na verdade sao incompetentes e tentam subir na vida por meios ilicitos, nao éticos. Não dê foco a provocações deste nível de pessoas, elas na verdade possuem sentimentos negativos e sabem de sua incapacidade e por isso tentam destruir seus sonhos e atrapalhar sua criação. Se você ceder aos joguinhos deste tipo de pessoa terá aceitado o jogo e com isso prejudicado a você mesmo. Seja sempre você, jogue estas pessoas para o lado, ignore, elas se enforcam sozinhas. Como diz o grande filósofo existencial Jean Paul Sartre

"Nao importa o que fazem de mim, mas sim aquilo que eu faço daquilo que fazem de mim"

A sua força é sua, o seu poder de criação é seu, ninguém deve retirar isso de você, a não ser que você aceite isso. Não viva no mundo dos sonhos apenas, faça seu sonho se transformar em realidade, planejamento e estratégia são as suas armas. Aos invejosos bananas para eles :)"

www.ibrase.com.br Instituto de Sexologia Charles Rojtenberg


Escrito por Josete às 21h08
[] [envie esta mensagem] []


16/11/2005

"EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS"

Autor: Charles Rojtenberg

Buscar na Web "Charles Rojtenberg "

Quando: 14/11/2005

Este texto é uma indignação sobre o assunto educação. Não apenas na educação Sexual, mas em todo o processo que estamos vivendo atualmente. Sei que existem bons educadores, que existem bons diretores e que existem também, apesar de poucos, bons políticos preocupados de verdade com a educação. Sei também que existem cidades no Brasil que realmente investem na educação de jovens e adultos, mas existem umas por ai que sinceramente acho que só exterminando algumas pessoas para recomeçar o processo e neste caso este texto é um recado direto. Saiba mais... www.ibrase.com.br


Escrito por Josete às 22h00
[] [envie esta mensagem] []


16/10/2005

"COMO SURGIU O DIA DO PROFESSOR"

Autor: Vicente Martins

Buscar na Web "Vicente Martins"

Belas frases como: “ O professor é aquele que faz brotar duas idéias onde antes só havia uma”, de Elbert Hubbard ou “Um professor que tenta ensinar sem inspirar em seus alunos a vontade de aprender, fala para o vazio”, de Horace Mann, já podem ser lidas nos murais das escolas. O ambiente é, em geral, coroado de discursos de improviso, flores, refrigerantes, salgadinhos, passeios e, por que não lembrar o ponto alto da festa, o merecido feriado escolar? São muitos os regalos e os mimos dirigidos aos docentes durante as comemorações ao Dia do Professor. São eles que, após quatro anos de estudos universitários, tomam para si a missão de ensinar não só letras e números, mas ensinar, para seus educandos, a soletrar a paz entre os povos, o valor substantivo da esperança, solidariedade e coragem. Mas qual o real significado ou origem do dia 15 de outubro?

Passo a passo:

1. Tudo começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.

2. A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica...


Escrito por Josete às 23h56
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
 
   

Categorias
mac2  Todas as mensagens
mac1   Link
mac1   Evento
mac1   Citação
mac1   Avaliação
mac1   Web 2.0
mac1   Projetos
mac1   Educação a Distância
mac1   Educomunicação e Multimídia
mac1   Meu Espaço

Mestre em Comunicação Educacional e Multimédia, Especialista em Informática Aplicada à Educação, e Designer Instrucional para Educação On-line. Meus dois grandes desafios na Educação: Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação de forma crítica e construtiva; Pesquisar Educação à Distância e suas possibilidades para a formação de professores.

Acesso à minha Dissertação de Mestrado

Acesso ao meu Currículo Lattes

MEUS DEMAIS BLOGS

Blog Teofilo Educa na Mata

Blog Metodologia de Trabalho Online

Blog da E. E. Fernando Nobre

Blog Mídias Digitais e Socialização

Análise de Recursos Educativos

Simpósio de Educomunicação

Blog do Parque Tizo

Blig da EMEF Teófilo B. Ottoni

MEUS ÁLBUNS NA WEB

Defesa de Mestrado em Portugal

Em Família

UBS - Korea do Sul

Califórnia

LISBOA e BRAGA


Histórico




logo educarede


Logo JM Virtual




VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

QUEM ESTÁ LINKADO COMIGO
    Blog Teófilo Educ@ na Mata
  Cidade do Conhecimento
  Blog do Parque Tizo
  Escola do Futuro
  Educarede
  Educação da USP
  GRUPO ALPHA - FE/USP
  NCE/USP - Mídias na Educação
  Plataforma E-PROINFO
  Portais Educar e EAD
  Site Educacional (V. Kenski)
  Textos do Professor Moran
  Vivencia Pedagógica (Mary Grace)
  Blog da Clausia
  Sociedade Biblica do Brasil
  Blog da Suzana Gutierrez
  Palavra Aberta - Gladis
  Espaço da Eliane Pereira
  Ciberespaçonaescola - Vanessa
  Leonor Cordeiro - Cecília Meireles
  Recursos Educacionais Abertos (Josete)
  Discurso Citado - Lilian
  Blogs Educativos-Fátima Franco
  Tec Educacional-Miriam Salles
  Texto-Comunicação-Educação
  Web para educadores-José Eri
  Casa do Rubem Alves
  Patrícia Mendonça
  Bloguinfo- Blog da Sintian
  Tec da Inteligência-Daniela Melaré
  Blogando n@as Ondas do Rádio
  Educação e Internet-Jaciara
  EducomVerde - Débora Menezes
  Webeduca-oficina Campus Party
  Rastro de Carbono - Paula
  Blog sobre Ed a Distância
  Blog do Franz
  Blog do Leandro Thesin
  Blog da Escola Genésio
  Inf Educativa Sapucaia do Sul
  Blog da Professora Jenny Horta
  TV CULTURA - Almanaque Educação
  VIVER E APRENDER - TV CULTURA
  Blog da Escola Estadual Fernando Nobre
  Blog do Prof. Dr. Simão Pedro Marinho
  MULHERES LUTERANAS
  Blog Informática na Prática Pedagógica - Profª Niuza Eugênia


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog




XML/RSS Feed

Assista o programa da SBB "Luz na Amazônia"

O que é isto?

Site para crianças se divertirem aprendendo!

CRIANÇAS UOL

REDES SOCIAIS QUE PARTICIPO


contadores

Projeto 4 Cantos

Sobre EaD

Interessantes

O Mundo da Informática e os Caipiras

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Autorizo a reprodução do conteúdo desse blog, desde que cite fonte e autora.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

http://cinema.uol.com.br